Explorando os recursos Google Adwords





Olá Pessoal, estamos iniciando a série de artigos sobre ferramentas e vamos começar em alto estilo. Hoje vamos falar sobre o Google Adwords. Uma ferramenta muito interessante para quem pretende monetizar o seu blog, principalmente para quem utiliza o Google Adsense. Neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre os recursos desta ferramenta e como utilizá-los para escolher um nicho com boa rentabilidade para o seu próximo blog.
Adwords x Adsense


Antes de começarmos a explorar a ferramenta, é importante ficar bem claro a relação existente entre o Google Adwords e o Google Adsense, evitando assim maiores confusões na hora de analisar os dados e relatórios.


O Adwords é a ferramente do Google para os anunciantes. Empresas que querem anunciar seus produtos ou serviços no Google, fazem isso através do Adwords. Ao anunciar no Adwords estas empresas têm a opção de aparecer no resultado de busca do Google ou na rede de display. Ai entra a relação com o Adsense. Esta rede de display são páginas na internet que utilizam o Adsense. Explicando de forma direta… Os anúncios que vão aparecer no Adsense do seu blog vêm dos anunciantes do Google Adwords.


Isto significa que os relatórios que você terá acesso nesta ferramente foram originalmente criados para o anunciante. Portanto você terá uma visão de como as coisas funcionam do outro lado da moeda.


Pulando esta parte introdutória, vamos ao que interessa… O que é possível fazer com esta ferramenta?
Encontrar nichos de mercado rentáveis para monetizar com adsense


Dentro do adwords existe uma ferramenta chamada Ferramenta de Palavras Chave (Key Word Tool) na qual é possível obter dados muito valiosos sobre qualquer palavra ou expressão que se possa imaginar. Estes dados quando bem interpretados vão minimizar o risco de você criar um blog achando que vai ficar rico, e depois se decepcionar com a falta de retorno. Sendo assim as tarefas mais importante é conseguir os dados corretos e depois saber entender o que eles significam.

Vamos começar a explorar a ferramenta…

Ao acessar a Ferramenta de Palavras Chave do Google, você terá a opção de inserir uma ou mais expressões de busca, ou você poderá informar um site do qual a ferramenta irá extrair uma lista de expressões e palavras chave relacionadas. Veja na imagem abaixo:




No nosso exemplo vamos coletar informações sobre o nicho de automóveis. Vamos informar uma lista de palavras relacionadas a este nicho. Ex: Carros, carros usados, carros tunados, carros antigos, etc.


Após inserir as palavras, vamos definir a correspondência desejada. As opções que a ferramenta oferece são: Ampla, Frase e Exata, como pode ser visto na imagem acima. É muito importante que você deixe marcado apenas a correspondência exata, pois assim veremos o volume exato de buscas para a expressão que formos analisar.


Feito isso é só clicar em pesquisar.


A ferramenta vai retornar duas tabelas como pode ser visto na imagem abaixo.




A primeira contem apenas as palavras que você informou na pesquisa. A tabela de baixo contém os mesmos dados, porém as palavras são sugestões que a ferramenta oferece com base nas palavras que você informou na pesquisa.


Agora é hora de entendermos o que cada coluna significa…


Não, eu não vou explicar detalhadamente cada coluna das tabelas, pois o Google já faz isso de forma muito eficiente. No cabeçalho da tabela, ao lado do titulo da coluna você vai encontrar um ponto de interrogação. Basta posicionar o cursor sobre ele que você vai encontrar uma explicação para o dado contido naquela coluna. Vamos apenas destacar aqui alguns pontos interessantes sobre algumas delas.


Antes disso vale lembrar uma coisa… É importante você já ter uma conta no Google Adwords, pois caso você esteja acessando a ferramente sem ter uma conta, algumas colunas não vão ser exibidas para você. Se este é o seu caso, cadastre-se aqui no Google Adwords antes de continuar.
Concorrência


Apesar de parecer simples, muitas pessoas fazem confusão com esta coluna. Lembre-se que esta ferramenta foi feita para o anunciante e não para o blogueiro. Sendo assim, esta coluna representa a concorrência de anunciantes para uma determinada palavra chave.


Neste caso, quanto maior a concorrência, melhor! Uma concorrência alta significa que vários anunciantes estão investindo dinheiro naquela palavra chave.
CPC aproximado


Mais uma vez é importante lembrar que este CPC não é o valor que você vai ganhar quando receber clicks para esta palavra, mas sim o valor que o anunciante vai pagar, afinal esta ferramenta é para ele.


Um detalhe importante e que muita gente se esquece de falar é que os valores exibidos nesta coluna são válidos apenas para a rede de pesquisa do google. Isto significa que o valor pago pelo anunciante para aparecer na rede de display (adsense no seu site) pode ser bem diferente deste valor ai.


Tome aquele valor como uma tendência, não como um valor exato do quanto você vai ganhar. Até porque o valor para rede de display costuma ser menor do que o valor da rede de pesquisa.


Apenas para nível de informação, o Google repassa ao blogueiro 68% do valor pago pelo anunciante na rede de display.

Transformando informação em estratégia de negócios

Levando em consideração os dados fornecidos na tabela, um assunto perfeito para criar um blog seria aquele com muita concorrência, CPC muito alto, muita pesquisa exata e ainda com pucos blogs e sites falando sobre este assunto. Mas isso é praticamente impossível, pois quando você acha um assunto perfeito para escrever, já existem centenas de blogs sobre aquele assunto e será muito difícil destacar o seu e conseguir tráfego.

Nichos com muita pesquisa e pouca concorrência significa que você terá um site com muitas visitas, porem com poucos anunciantes.

Um outro ponto é que normalmente os nichos com CPC muito alto têm um volume de busca menor.

A ideia aqui é encontrar um assunto com o máximo de volume de pesquisas exatas possível, uma concorrência de Média a Alta e um CPC interessante.

Nichos com CPC muito baixo, na faixa de 0,20 só valem a pena se o nível de busca for muito alto. Assim você vai ganhar na quantidade.

É isso ai pessoal… espero que tenham gostado deste artigo e das dicas. Sucesso a todos vocês!

Você também usa o Google Adwords para encontrar nichos interessantes para trabalhar? 
Conte-nos mais sobre isso! Deixe o seu comentário abaixo.

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