Page Layout ou Above The Fold – Entendendo o algorítimo.

Page Layout ou Above The Fold – Entendendo o algorítimo.
Olá pessoal, hoje estou passando para falar de um assunto que não é assim tão novo mas até hoje levanta bastante discussão entre os blogueiros da comunidade. O “Page Layout” ou “Above de Fold” está ativo? Está atuando no Brasil? Meu site pode estar sendo impactado?
Ok. Vamos começar pelo começo!

O que é o Page Layout?

Trata-se de uma atualização no algorítimo do Google lançada em 19 de janeiro de 2012. Através deste algorítimo o Google passa a analisar o que aparece no seu site na primeira dobra, ou seja, o que é visível na tela sem que seja necessário descer a barra de rolagem. A intensão por trás disso é desvalorizar sites que apresentam anúncios demais e pouco conteúdo na primeira dobra.
Esta notícia assustou muitos blogueiros, principalmente a comunidade que utiliza o Google Adsense, pois com isso teríamos que descer nossos anúncios e subir o conteúdo. Isso iria impactar muito no rendimento do blog.
Respondendo às perguntas feitas no início do post… Sim o Page Layout está ativo e está atuando no Brasil.

Como funciona o Page Layout?

Aqui está a explicação para o fato de que alguns blogueiros foram pegos e outros não. O Page Layout não é um algorítimo que atua sobre uma página individualmente em seu site. Mas sim sobre todo o site. O algorítimo vai acessar e ler o conteúdo de todas as páginas do seu site, analisando a porcentagem de conteúdo e anúncio que o seu site apresenta de forma geral na primeira dobra. Caso o seu site apresente muitas páginas com muitos anúncios na primeira dobra, o algorítimo do Page Layout será aplicado e o seu site será desvalorizado.
Isto significa que o gatilho para disparar o Page Layout não vai agir isoladamente em uma página do seu site que apresenta muito anuncio na primeira dobra. Ele só será disparado caso o seu site como um todo possua esta característica.

A DICA

A nossa postura diante disso é simples. Não exagere na quantidade de página que exibem anúncio na primeira dobra. Faça uma lista das páginas mais acessadas em seu blog (Ex: home, algumas categorias, os top artigos) e tente monetizar ao máximo estas páginas explorando bem a primeira dobra com anúncios. Nas demais páginas que não recebem assim tanto tráfego (que serão a maioria em seu site), você vai colocar anúncios também, só que de forma bem mais moderada, evitando inserir mais de 1 anúncio na primeira dobra.
Você tomou alguma providência quando o a atualização do Page Layout foi anunciada pelo Google? Como os seus sites reagiram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial